Muita coisa mudou desde que os organizadores do Rally de Marrocos anunciaram em fevereiro um evento mais “nômade” entre os dias 10 e 14 de outubro. Considerações sobre a Convid-19 fizeram com que os planos tivessem que mudar, mas o rali seguirá com regras que imitam o Dakar para preparar adequadamente os pilotos para o Dakar 2021, incluindo testes de coletes com airbag e uso de roadbooks coloridos.
O evento, vencido por Andrew Short em 2019, agora também será organizado em torno de um único “acampamento” para se conter e para evitar o contato social com os locais, mas também para reduzir os custos para os participantes e melhorar o elemento social.
A rota de 2020 anunciada terá seções significativas de areia com três voltas, onde as dunas se destacam. A rota permanecerá variada, graças a duas voltas ao longo do vale de Draa, em terrenos alternados, para passagens rápidas e técnicas, evitando áreas rochosas.
A rota 2020 do Rallye du Maroc:
Pilotos amadores e profissionais se preparam para o Dakar
Visto como um importante trampolim para os pilotos a caminho do Rally Dakar, o Rally de Marrocos tem o mesmo nível de organização, muitas das mesmas regras e tem como objetivo ser o Raide Rally internacional mais acessível com chancela da FIA e FIM.
Com categorias projetadas para novos pilotos com ênfase em encontrar e aprender as habilidades necessárias, permite que os pilotos progridam no seu próprio ritmo e meios, ao lado de equipes profissionais e pilotos, o que permite que todos os pilotos se preparem efetivamente para o Dakar. O Rallye du Maroc se beneficia do rótulo “Road to Dakar”, o que significa que atende aos critérios em termos de organização esportiva e de segurança.
Caminho para Dakar
O Rallye du Maroc será o único evento de Rally, dado seu nível de organização no planejamento esportivo e na segurança. As principais vantagens para os participantes de motos no Rallye du Maroc incluem:
- A participação no Rallye du Maroc 2020 valida sua solicitação de registro para o Dakar 2021 na categoria motos.
- Para os concorrentes nas categorias Afriquia Enduro Cup e Open SSV Maroc Telecom que nunca participaram do Dakar, os novatos: desconto de € 1000 em motos e desconto de € 1.500 em registros SSV para o Dakar 2021, além de uma entrada gratuita para o primeiro novato em cada uma dessas duas categorias.
Aqui está o que mais os organizadores do Rally de Marrocos têm a dizer sobre a corrida de 2020
Inovação e segurança estão no coração do Rally
Nossas preocupações contínuas com relação à segurança são, por um lado, que todos devem se preocupar com a segurança, não apenas a organização, mas também os pilotos e as equipes. Por outro lado, esporte, inovação e segurança são princípios complementares e não opostos; é nesse sentido que desejamos avançar, conforme evidenciado pelas iniciativas implementadas nesta edição de 2020.
Nesse contexto, os competidores de motos na categoria GP Rallye terão um número limitado de pneus traseiros para completar todo o Rallye, a intervenção mecânica será proibida nos pontos de reabastecimento e, finalmente, um alarme sonoro anunciará todos os perigos 2 e 3 relatados no roadbook.
Coletes de airbag para moto / quad
Seguindo as versões de rua, as versões Rally Raid estão agora disponíveis e operacionais. Diferentes marcas no mercado oferecem soluções.
O ODC está atualmente em discussões com essas empresas para que elas estejam presentes no início do Rallye. Esta será uma oportunidade para testar produtos e configurá-los para uso no Rallye du Maroc. Para sua informação, o colete de airbag para moto / quad é obrigatório em Dakar.
Estabeleceremos um sistema de pré-reserva, sem obrigação de compra, em parceria com empresas envolvidos, a fim de organizar o momento certo e o serviço de qualidade.
Roadbook coloridos
Todos os participantes terão uma planilha que será entregue na manhã de cada etapa antes do início da especial.
Testamos esse princípio durante a edição de 2019; agora será sistemático com dois grandes benefícios para todos os concorrentes:
Primeiro, colocando a navegação e a justiça na competição no coração do Rally Raid, todos os participantes começam assim em pé de igualdade.
A outra vantagem é incentivar os pilotos a aumentar sua margem de segurança com uma leitura mais cautelosa do terreno, sacrificando um pouco à velocidade máxima, uma estratégia que sempre vale a pena nas classificações.
Versão eletrônica ou em papel? Após cuidadosa consideração, seguindo os conselhos dos vários setores e devido à situação atual, que atrasou a produção, a versão eletrônica estará disponível apenas em determinadas categorias; os outros usarão a versão em papel.
A partir de 2021, a versão eletrônica será o padrão no Rallye du Maroc, pois os benefícios são numerosos, especialmente para motos, com um ganho de peso significativo na frente (cerca de 3,5 kg): maior precisão, menos fadiga, mais segurança.
Malles Moto/Bike Trunks
Para pilotos que não têm suporte de assistência por meio de uma equipe ou preparador, a pedido, a inscrição inclui o gerenciamento de 2 case no acampamento com suprimento elétrico.
Também oferecemos uma solução turnkey logística para transporte da motos 2 case de diferentes pontos de coleta no território europeu, para que um participante não assistido possa participar individualmente do Rallye du Maroc, apenas com sua viagem de volta no planejamento:
- A taxa de ida e volta para o ponto de coleta / Bivouac em breve estará online.
- Os competidores interessados devem levar suas motos e case ao ponto de coleta de sua escolha nas datas especificadas durante a 3ª semana de setembro, que serão especificadas mais tarde.
- Os pontos de coleta serão especificados de acordo com as solicitações recebidas, para que a distância entre a residência e o ponto de coleta seja o mais curta possível.
- Como exemplo, os pontos considerados são: Barcelona, Madri, Bordéus, Le Havre, Lyon, Estrasburgo…
- O retorno aos mesmos pontos de coleta que a viagem de ida será feita durante a última semana de outubro, nas datas a serem especificadas.
Movimentação de veículos de assistência
A ODC reservou uma balsa privada que partirá na noite de 6 de outubro do porto de Motril ou Almeria, no sul da Espanha, para chegar ao porto de Nador, no Marrocos. Várias datas de travessia podem ser agendadas, dependendo do número de inscrições recebidas.
Mais uma vez, o objetivo é oferecer uma solução para vindos da Europa para alcançar o Bivouac, localizado a cerca de 900 km ao norte de M’Hamid, o mais rápido possível, limitando custos e organizando paradas nos postos de serviço de nosso parceiro Afriquia, para pausas e suprimentos.
O preço inclui: serviço de ida e volta para os veículos
Transporte de passageiros na cabine. Planejamos fornecer cabines para 4 pessoas para 2 pessoas, a fim de cumprir as medidas de barreira física à distância atualmente em vigor.
Como lembrete, o pacote de assistência ao veículo inclui assistência com as formalidades aduaneiras, se necessário. Obviamente, cabe aos competidores e equipes ter em sua posse todos os documentos de suporte necessários, de acordo com os regulamentos em vigor nos países atravessados.
Voos charter para Zagora e / ou Ourzazate
Atualmente, a ODC está estudando a possibilidade de estabelecer um ou mais voos fretados para o Rallye, direto da Europa para Marrocos, com partida na manhã de 7 de outubro e chegada ao meio-dia no Bivouac, com voo de volta em 15 de outubro.
Rally do Programa 2020:
27 de setembro de 2020: encerramento de inscrições.
9 de outubro de 2020: verificações administrativas e técnicas.
10 a 14 de outubro de 2020: Etapas 1 a 5 do Rallye du Maroc.
14 de outubro à noite: cerimônia de premiação oficial.
Mais informações: RallyeMaroc.com