Marcada por mais um grande show dos pilotos na pista, a segunda etapa do Campeonato Rondoniense de Motocross 2013, ocorrida no último fim de semana na cidade de Espigão do Oeste, foi repleta de emoções a cada bateria disputada, com destaque para Guilherme Maschio # 103, de Pimenta Bueno, Gabriel Aleixo # 44, Victor Carlos # 4, Itamar Tadeu # 77 e Rodrigo Selhorst # 8, ambos da cidade de Cacoal, respectivamente os vencedores nas categorias 65cc, 85cc, MX Estreantes, Força Livre Nacional, MX3 e MX2. O público que lotou as arquibancadas, vibrou muito a cada manobras, tombos e ultrapassagens da prova que já começou a definir os favoritos na corrida pelo titulo em cada uma das categorias disputadas.
De volta ao palco que é considerado o berço do motociclismo rondoniense, a 2ª etapa do Estadual de MX 2013 foi prestigiada por um público de aproximadamente cinco mil pessoas presentes no motódromo Romeu Francisco Melhorança, em Espigão do Oeste. O evento contou ainda coma presença de autoridades como o deputado federal Moreira Mendes, deputados estaduais Glaucione Rodrigues e Valdivino Tucura, prefeito Célio Renato de Espigão, além da secretaria de estado Eluane Martins, da Secel, que sua equipe técnica esteve vistoriando os itens de convênios do Governo do Estado para os eventos promovidos pela Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR.
Guilherme Maschio soberano na 65cc
Ansioso por retornar as pistas, ele que não disputou a etapa de abertura do MX 2013, o pequeno Guilherme Maschio # 103 (Giba Racing/MegaBom), de Pimenta Bueno foi uma das atrações a parte da prova. Sobrinho do consagrado Alberto Maschio, o “Brizola”, Guilherminho mostrou que herdou a técnica e garra do tio que é uma das referencias no MX de Rondônia, largando bem e liderando ponta a ponta a disputa da categoria 65cc, cruzando a linha de chegada com ampla vantagem sobre Jhon Pierre# 119(GTA Dist./Cerêmina Lisboa), de Porto Velho, segundo colocado da prova. Além de acelerar forte, Guilherme ainda encantou o público com manobras radicais, ensaiando alguns “tortos” nos saltos das principais rampas. Guilherme Biscola # 72 (Lava Jato Fubica), de Vilhena foi o terceiro colocado.
Absoluto, João Victor lidera 85cc
Com um estilo “atrevido” de pilotar e muita determinação, o porto-velhense João Victor Martins # 291 venceu a disputa da categoria 85cc, levando a melhor numa briga acirrada com Gabriel Aleixo # 44 (Deputado Adriano Boiadeiro/Pai Mala Véia), de Cacoal e Leonardo Atílio # 8(Voldiésel/MegaBom), de Vilhena. Depois de emplacar os melhores tempos nos treinos livres e warm-up, João Victor não fez uma boa largada, saindo atrás do líder Leonardo Atílio, que se manteve na ponta até metade da prova, mas não resistiu a pressão do adversário. João Vitor assumiu a ponta e se manteve á frente até a bandeirada final, com Gabriel Aleixo em segundo e Léo Atílio na terceira posição. Seguindo os passos de Diego Henning, agora piloto da equipe MSI/Honda do Brasil, João Victor vem sendo treinando pelo instrutor Adelmo Souza, já desponta nesta temporada como uma das grandes surpresas. Além de correr absoluto na categoria 85cc, o piloto irreverente também se destaca participando da categoria MX2, fazendo frente aos pilotos de ponta como Rodrigo Selhorst # 8 e Victor Carlos # 4, principais nomes do motociclismo de Rondônia nas últimas temporadas.
Vitim é o mais rápido na Mx Estreantes
Contando na pista com um número bastante considerável de motos, a categoria MX Estreantes foi uma das que proporcionaram grandes emoções com disputas acirradas do início ao fim. Após uma largada tensa, com a enroscada envolvendo os pilotos Victor Carlos # 4 (Posto Fórmula1/Expresso Cacoal) e Walcenir Montes “Leitão” # 102 (retifica Retirama), ambos ficando nas últimas posições, a prova ganhou em emoção, onde Vitim e Leitão fizeram uma corrida de recuperação, chegando a liderança antes da metade da prova. Andando no ritmo bastante forte, Vitim assumiu a ponta, com Walcenir “Leitão” garantindo a segunda posição, mostrando o grande potencial de ambos nas pistas. Pedro Tozzo # 38 (Aquilino Preparação), de Vilhena ficou com a terceira posição, Fábio Moura # 14 e Evanildo Gonçalves # 5 (Instaladora São Luiz), os dois Cacoal completaram o pódio.
Gabriel Aleixo supera Felipe na Força Livre
Uma das categorias mais disputadas do MX de Rondônia pelo número de participantes e equilíbrio nas provas, a categoria Força Livre para motos de qualquer cilindrada e de fabricação nacional protagonizou na etapa de Espigão do Oeste mais um duelo forte. De volta as pistas após ficar ausente em 2012, o jovem Felipe Carvalho # 112, de Rolim de Moura foi absoluto na primeira bateria, largando bem e abrindo grande vantagem sobre os demais concorrentes. Felipe liderou a bateria e venceu de ponta a ponta. Contudo na segunda bateria, o piloto já não repetiu a boa largada, porém a recuperação veio breve, assumindo novamente a ponta e se distanciando dos demais. Já nas últimas voltas, sua Honda CRF teve problemas na corrente, fazendo o piloto cair para a décima posição. Gabriel Aleixo # 81 (deputado Adriano Boiadeiro), Cacoal, que não havia feito uma prova na primeira bateria, se recuperou e assumiu a ponta para garantir na soma geral de pontos o primeiro lugar no pódio a frente de Felipe Carvalho, segundo colocado. Juliano Correa # 22, de espigão foi terceiro colocado, enquanto Guilherme Perondi # 123(Coyote Motos) e Marcelo Perondi # 122 (Coyote Motos), de Vilhena, ficaram com a quarta e quinta posição. Vanderlei Júnior # 6, de Rolim de Moura vinha numa boa prova, mas ficou fora do pódio.
Itamar Tadeu conquista 1º lugar na MX3
Correndo em paralelo aos pilotos da MX2, principal categoria do motociclismo de Rondônia, a categoria MX3 para pilotos na faixa etária acima dos 35 anos foi marcada para mais uma disputa acirrada, onde o cacoalense Itamar Tadeu # 77 (ITF Multimarca) foi mais eficiente, buscando o melhor traçado e conseguindo se manter á frente dos demais concorrentes. Já na primeira bateria, Itamar conseguiu imprimir um bom ritmo e garantir a primeira colocação em sua categoria. Na segunda bateria, Itamar Tadeu voltou a acelerar forte, mais uma vez se mantendo á frente dos seus concorrentes, garantindo pela vez primeira o lugar mais alto do pódio, feito bastante comemorado pelo piloto. Aparício Paixão # 723 (Guaporé Dist. Pneus), de Porto Velho completou em segundo lugar, com Douglas Amaral # 60 (Mastter Moto/Honda) de Porto Velho em terceiro, Paulo Reginato # 70 (Aquilino Preparações), de Vilhena em quarto, e completando o pódio Mário Maia # 20 (Amazônia Veículos), de Machadinho do Oeste.
Rodrigo Selhorst amplia liderança na MX2
Correndo em casa e como apoio do grande público presente no motódromo Romeu Melhorança, o piloto Rodrigo Selhorst $ 8 (Honda Hacing/MegaBom), de Cacoal, literalmente passeou pela pista. Largando bem e andando num ritmo dos mais intensos, Rodrigo venceu bem a primeira bateria, chegando a colocar uma volta sobre o segundo colocado. Na segunda bateria, o pequeno João Victor Martins ainda tentou fazer frente ao campeão, largando na ponta e se mantendo nas primeiras voltas, trazendo consigo também o piloto Victor Carlos # 4, (Posto Fórmula1/Expresso Cacoal). Contudo, Rodrigo não demorou a assumir a ponta onde se manteve até cruzar a linha de chegada e ampliar a sua vantagem na liderança do campeonato. Vitim ficou com a segunda posição, João Victor em terceiro, Walcenir Montes # 102 (Retifica Retirama), de Rolim de Moura em quarto e o vilhenense Jaderson Zeferino # 22 (Levi Designer) na quinta posição.
Para a 2ª Etapa do Campeonato Rondoniense de Motocross 2013, a Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR contou com a parceria da Prefeitura de Espigão do Oeste, Governo de Rondônia e Honda do Brasil. Apoio senador Valdir Raupp, deputado federal Moreira Mendes, deputados estaduais Luizinho Goebel, Glaucione Rodrigues, Valdivino Tucura, Edson Martins, Neodi Carlos, Maurão de Carvalho, Jean Oliveira e Kaká Mendonça.
Resultado geral da 2ª Etapa do Campeonato Rondoniense Motocross 2013
65cc
1º – # 103 – Guilherme Maschio – Pimenta Bueno
2º – # 119 – Jhon Pierre – Porto Velho
3º – # 72 – Guilherme Biscola – Vilhena
85cc
1º – # 291 – João Victor Martins – Porto Velho
2º – # 44 – Gabriel Aleixo – Cacoal
3º – # 8 – Leonardo Atílio -Vilhena
4º – # 37 – Igor Vasconcelos – Buritis
5º – # 103 – Guilherme Maschio – Pimenta Bueno
MX Estreantes
1º – # 4 – Victor Carlos – Cacoal
2º – # 102 – Walcenir Montes – Rolim de Moura
3º – # 38 – Pedro Tozzo – Vilhena
4º – # 14 – Fábio Moura -Cacoal
5º – # 5 – Evanildo Gonçalves -Cacoal
Força Livre Nacional
1º – # 81 – Gabriel Aleixo -Cacoal
2º – # 112 – Felipe Carvalho – Rolim de Moura
3º – # 22 – Juliano Correa – Espigão do Oeste
4º – # 123 – Guilherme Perondi – Vilhena
5º – # 122 – Marcelo Perondi – Vilhena
MX3
1º – # 77 – Itamar Tadeu – Cacoal
2º – # 723 – Aparício Paixão – Porto Velho
3º – # 60 – Douglas Amaral – Porto Velho
4º – # 70 – Paulo Reginato – Vilhena
5º – # 20 – Mário Maia – Machadinho do Oeste
MX2
1º – # 8 – Rodrigo Selhorst – Cacoal
2º – # 4 – Victor Carlos – Cacoal
3º -# 291 – João Victor Martins – Porto Velho
4º – # 102 – Walcenir Montes – Rolim de Moura
5º – # 22 –Jaderson Zeferino – Vilhena
FONTE: FMR