Royal Enfield 650 Flat Tracker?




Temos visto uma enorme expansão da Royal Enfield sobretudo desde que apresentou a sua primeira verdadeira Adventure a Himalayan e mais recentemente os dois modelos que utilizam o novo motor bicilíndrico de 650 cc, a Continental GT e a Interceptor.

Neste processo de expansão o fabricante Indiano teve a preocupação de ir buscar técnicos conceituados que pudessem acrescentar conhecimento e experiência, assim como confiabilidade e desempenho aos seus novos modelos. Foi precisamente com esse objetivo que a Royal Enfield decidiu adquirir há cerca de 4 anos atrás a famosa firma Britânica, Harris Performance, conhecida pela fabricação de componentes para a competição desde os anos 70, sobretudo pelos seus quadros de alta performance que chegaram a montar todo tipo de motores.

A Harris Performance foi já responsável pelo desenvolvimento dos quadros da Himalayan e das mais recentes 650cc, a Continental GT e a Interceptor. Mais recentemente, em estreita colaboração com o Departamento Técnico da Royal Enfield em Leicestester UK, a Harris Performance desenvolveu uma interessante preparação de uma Flat Tracker com motor bicilíndrico de 650cc que nos leva a pensar que estará para breve a apresentação de um novo modelo comercial nesse segmento.

Vimos últimamente marcas como a norte-americana Indian Motorcycle ir precisamente explorar o segmento Flat Track com a sua FTR inspirada na competição onde participou durante anos disputando provas lado a lado com a sua rival Harley-Davidson.

O setor das preparações tem também sido propulsor dos estilos retro onde as Bobbers, as Racers e as Trackers são os mais populares numa combinação de linhas vintage e componentes atuais e tecnologicamente evoluídos. A preparação feita pela Harris Performance desta Tracker com motor Royal Enfield de 650 cc reflete precisamente esse conceito. Um quadro artesanal feito em tubo de aço soldado à maneira tradicional da Harris é a base desta magnífica preparação. Um quadro que revela toda a experiência e conhecimento da Harris em competição e que permite uma série de ajustes na sua geometria.

LEIA MAIS:  Kawasaki celebra 16 anos de Brasil e 15 anos da fábrica em Manaus-AM

Na ciclística desta preparação Tracker a Harris utilizou componentes de topo como sejam as suspensões Ohlins  de 41mm e amortecdor traseiro também OhlinsTTX36.  As rodas tradicionais de 19” à frente e atrás da competição Flat Track são RSD e pneus Dunlop DTR. O freio traseiro é Brembo com pinça de 2 pistons e tradicionalmente também as Trackers de competição não tem freio dianteiro.

O motor bicilíndrico da 650cc da Royal Enfield foi preparado pela empresa norte-americana S&S Cycle , empresa que colaborou de início no desenvolvimento do mesmo. O escape foi também desenvolvido pela S&S Cycle que trabalhou na unidade eletrônica ECU para que tudo estivesse perfeitamente sintonizado.

A parte estética e restantes componentes foram desenhados e produzidos pelo próprio departamento Técnico da Royal Enfield na Inglaterra para os quais apostou na utilização de fibra de carbono. Os moldes foram criados em 3D e as peças produzidas em carbono diretamente nos mesmos. Finalmente o tanque de combustível foi fabricado em alumínio e integrado na própria estrutura do quadro.

A moto foi apresentada obviamente como protótipo no último Salão em Milão e pensa-se que poderá estar na base de um eventual desenvolvimento de um novo modelo comercial para 2021.

Paralelamente têm acontecido testes em circuito Flat Track  que revelam intenção da marca em entrar na muito disputada competição norte-americana onde neste momento reinam as FTR750 da Indian Motorcycle mas não é certo que o venham a fazer, sobretudo este ano dado o revés causado pela pandemia Covid-19.

Outra iniciativa que revela o interesse da Royal Enfield no estilo Flat Track foi também o lançamento de um desafio competitivo dirigido a 4 preparadoras/piloto, Melissa Paris, Andrea Lothrop, Lana MacNaughton e Jillian Deschenes para com base no modelo Interceptor 650 preparem uma Flat Track que iria competir numa prova especialmente destinada a pilotos do sexo feminino, a Build Train Race, no circuito norte-americano Dizie Speedway. A prova foi infelizmente adiada devido ao confinamento global exigido mas as motos foram minuciosamente preparadas e estão a aguardar nova “bandeirada” de partida.

LEIA MAIS:  Nova Z650RS 2022 resgata visual 'retrô' e traz ainda mais agilidade para a pilotagem urbana

Andrea Lothrop / Piloto e proprietária da Garagem Moto Revere

Jillian Deschenes / Piloto Flat Track

Lana McNaughton / Fotógrafo e apaixonada pelas motos

Melissa Paris / Piloto de Velocidade

Veremos então se todo este investimento que a marca Royal Enfield tem feito na concepção de motos do estilo Flat Tracker traz ou não um projeto comercial consigo. Na nossa opinião faz todo o sentido até porque a avaliar pelas preparações agora realizadas e se o modelo final vier a ter inspiração nas mesmas, poderá vir a ter um enorme sucesso comercial.