Honda confirma uma nova Africa Twin de média cilindrada




Os rumores são agora confirmados de que uma nova Africa Twin está já esta em fase de desenvolvimento e que será dentro de pouco tempo revelada.

O sucesso recentemente conseguido no segmento Adventure nas cilindradas médias pelas concorrentes Yamaha e KTM, com os seus modelos 700 e 790, respectivamente, não deixaram o gigante da “Asa Dourada “ indiferente.

A atual e renovada Africa Twin 1100 L, com os seus dois modelos, Standard e Adventure Sports, é sem dúvida alguma uma moto Adventure excelente para realizar grandes viagens solo ou acompanhado e que reune uma enorme sofisticação em termos de ciclística, motorização e de ajudas eletrônicas também às quais se juntam as opções com câmbio DCT.

Faltava na linha Honda uma opção Adventure mais acessível, mais leve do que as atuais versões 1100, menos sofisticada também e que possa disputar o novo segmento que a Yamaha Ténéré 700 veio de alguma forma a criar e a tornar-se referência. Motos Adventure com elevada capacidade off-road mas com conforto suficiente para percorrer longas distâncias, bicilíndricas com potência abaixo dos 100 cv e menos sofisticadas em termos de equipamento mas igualmente eficazes em termos de desempenho.

Atualmente a Honda conta com duas excelentes referências em termos de Trails de linha média, como a NC 750 que é um enorme sucesso comercial, sendo no entanto algo limitada em potência e em desempenho offroad.

Pensamos no entanto que a plataforma NC e o motor da NC750 poderá servir de base para o desenvolvimento da nova Africa Twin 790, aumentando a cilindrada e conseguindo mais potência e torque.

Se considerarmos como principal  concorrente a Ténéré 700 poderemos considerar que a futura Africa Twin 790 poderá ser uma evolução “Rallyzada” da atual NC750, com maior curso de suspensões, com roda 21” na dianteira e terá suspensões não ajustáveis e equipamento ao nível da sua concorrente Yamaha, incluir ou não alguma eletrônica, controle de tração ou modos de condução, um painel simples de informação e tela não ajustável. Poderemos também pensar que poderá vir a ter duas versões, tal como a atual Africa Twin 1100, eventualmente com opção de câmbio DCT, que inclusive já existe na NC750.

LEIA MAIS:  6 motivos para comprar uma moto elétrica

Poderá vir a ser a Adventure ideal para quem se quer aventurar pela primeira vez neste novo segmento de mercado, uma moto fácil de pilotar, acessível, confortável e com autonomia para realizar grandes trajetos. Poderá não ser certamente a mais potente do segmento mas será o modelo de ligação entre as atuais versões NC e a sua irmã maior Africa Twin 1100 L.

As novas Triumph Tiger 900 e KTM Adventure 790/890  estão mais perto do segmento da Africa Twin 1100, quer pela potência quer pelo seu próprio posicionamento de mercado e a nova Africa Twin 790 terá mais a Ténéré 700  como a mais direta adversária.

Esta realidade foi confirmada por Kenji Morita, Project Leader da Honda Africa Twin 1100 que referiu que a Honda pretende criar um novo modelo de linha mais baixa no segmento Adventure para atrair um público mais jovem. Corre também o rumor de que as atuais NCs serão também alvo de renovação pelo que certamente, mais próximo do final do ano, teremos a confirmação dos novos modelos que irão ser apresentados no Salão EICMA 2020 em Milão.


FONTE: MOTOSPORT