TESTE: Yamaha Ténéré 700 – DualSport




A marca “Ténéré” remete-nos para um passado histórico marcado por mil e uma aventuras e vitórias obtidas nas competições OffRoad mais duras disputadas mundialmente nas últimas décadas. Essa é a essência que inspira a Yamaha e que pretende recuperar no seu novo modelo Ténéré 700 de forma a proporcionar a todos os que procuram na moto o prazer da aventura e da liberdade a melhor forma de o concretizarem.

A Yamaha Ténéré 700 é uma verdadeira Dual-Sport com pneus Pirelli Scorpion Rally STR, pneus que mostraram um comportamento excelente, com um desempenho em estrada fantástico e fora de estrada, em piso seco, um desempenho também correto embora limitado pelo desenho de pouco relevo, com cravos de grande largura e pouco profundos e de uma borracha macia que tende a gastar-se mais rapidamente.

Foi solicitado à Yamaha Motor Portugal, que cedeu a unidade para testes, que neste ensaio pretendiamos realizar fora de estrada, fossem montados pneus com maior desempenho offroad, já que o objetivo era o de testar a Ténéré 700 no seu habitat natural. A Yamaha Motor Portugal aceitou e propõs montar uns Michelin Anakee Wild, pneus que se revelaram adequados para uma utilização fora de estrada,  tendo em estrada um bom comportamento em curva, garantindo boa aderência e segurança na frenagem, perdendo apenas para os Pirelli de origem em termos de ruído e em condução mais agressiva. A Michelin garante ainda que os seus pneus Anakee Wild têm uma durabilidade suoerior em cerca de mais 50% do que qualquer outro pneu dual-sport do mercado (não pudemos comprovar).

Motor

O motor bicilíndrico de 700 cc mostrou-se mais “redondo” do que em outros modelos da marca que também utilizam a mesma unidade, com uma resposta suave mas poderosa sempre que exigida, contribuindo para uma pilotagem esportiva e agressiva sempre que solicitada, permitindo um enorme controle da moto, dispensando inclusivamente as eventuais ajudas eletrônicas.

O motor do tipo CrossPlane, garante valores de torque mais altos em todos as rotações, com uma potência máxima de 72 cv às 9.000 rpm e tem um torque max. de 68Nm às 6500 rpm. A Yamaha realizou também melhorias na caixa de ar, no sistema de injeção e no sistema de arrefecimento. O escape proporciona um som grave e envolvente em perfeita harmonia com um motor silencioso, sem ruídos nem vibrações em excesso.

Ciclística

O chassi é simultaneamente leve, estreito e compacto, proporcionando uma boa ergonomia e uma boa sensação na condução da moto. O quadro da Ténéré 700 é totalmente novo, desenhado do zero, especialmente estudado para ser um “berço” natural do fantástico motor CP2 da Yamaha, o conhecido motor de tecnologia CrossPlane que a Yamaha tem utilizado nos seus modelos MT, XSR e Tracer e que proporciona um torque extraordinário desde as baixos rotações garantindo subidas de rotação com um simples rodar de punho. A estrutura do quadro em formato de diamante é formada por tubos de aço de alta tensão e conta com um reforço inferior de dois tubos, que permitem ser desmontados, ao contrário do sub-quadro que está soldado à estrutura principal de forma a garantir os níveis de rigidez e flexibilidade necessários.

LEIA MAIS:  Carlos Campano e Fabio Santos avaliam Motocross das Nações 2018

As suspensões dianteiras são Kayaba invertidas de 43mm e contam com a possibilidade de ajuste de compressão e extensão, incluem válvula de extração de ar nas mesmas. O seu curso é de 210mm, curso que se mostrou suficiente na leitura e absorção de todo tipo de irregularidades que encontrámos nos mais diversos caminhos. Na traseira conta um amortecedor também da KYB do tipo LINK que proporciona um curso de 200mm e que é igualmente ajustável em compressão de mola e extensão no hidráulico. O braço oscilante é em alumínio, leve e com um estrutura de alta resistência. O amortecedor traseiro KYB tem ainda um depósito de compressão do tipo “piggyback” e um click para facilmente ajustarmos a pré-carga.

As rodas são de 18” atrás e de 21” na frente para garantirem uma melhor condução em qualquer tipo de terreno e a possibilidade de montagem de todo o tipo de pneus mistos existentes no mercado,  embora os Pirelli Scorpion STR que vem de fábrica terem sido considerados os melhores pneus Adventure de 2019, realidade que pudemos comprovar durante o nosso teste. A nível de freios a Yamaha decidiu equipar com pinças Brembo pois são aquelas que garantem uma melhor pegada em offroad e um maior poder de frenagem em estrada, com dois discos dianteiros de 282mm e um traseiro de 245mm. Aqui os pneus Anakee Wild da Michelin mostraram segurança acrescida e efetividade na frenagem.

Estilo e estética

A configuração de moto de “Rally” é evidente e a associação com as motos que disputam o Dakar e as provas mais duras de deserto está patente no perfil da nova Ténéré. Frente alta, com 4 faróis de LED, protegidos por um “para-brisa” transparente e esguio com defletores laterais, bem ao estilo mais “Pro” das motos de alta competição.

O painel digital tem uma configuração vertical e pela sua posição permite uma excelente visualização, mesmo quando pilotamos em pé na moto. Talvez aqui um vidro anti-reflexo pudesse melhorar ainda mais a leitura de toda a informação. O painel inclui ainda um suporte transversal para montagem de todo tipo de instrumentação de navegação, smartphones, GPS, e ou câmaras fotográficas do tipo GoPro’s. Lateralmente existe acesso a uma tomada com corrente 12Volts e um segundo espaço, localizado no lado oposto, eventualmente para instalar um conector usb ou uma segunda tomada de 12 Volts.

LEIA MAIS:  Lançamento global das novas BMW R 12 nineT e R 12

Conforto e Equipamento

A Ténéré tem ainda uma excelente proteção de cárter em alumínio e proteções de mãos em plástico ultra resistente. Dois outros detalhes definem a atenção que a Yamaha dedicou a este modelo no sentido de garantir a abrangência na sua utilização. Primeiro o para-lamas dianteiro pode ser ajustado na sua distância ao pneu garantindo que em percursos de muita lama este não venha a bloquear a roda e segundo, os dois espaços que encontramos junto ao para-lamas traseiro para encaixar perfeitamente a nossa mão e levantar a moto pela traseira em caso de necessidade.

Apesar do seus 187Kg a seco e 204 Kg a testada, a Ténéré 700 mostrou-se muito ágil na sua condução, muito intuitiva em pilotagem offroad, uma perfeita sintonia entre ciclística e motor garantindo diversão pela facilidade que demonstrou na sua condução. O peso está distribuído 48% à frente e 52% atrás proporcionando mais leveza na frente e maior tração na traseira, realidade que aumenta a sensação de controle e a facilidade de condução por parte do utilizador.

Em termos de ajudas eletrônicas a Ténéré 700 tem apenas ABS que pode ser desligado num simples botão situado no painel de informação embora no percurso offroad que realizámos, de terra compactada com muita pedra, sentíssemos a falta de alguma ajuda do ABS na roda dianteira, realidade que foi superada pela perfeita dosagem proporcionada pelas pinças da Brembo.

Subir para a moto não é difícil e, apesar da sua altura oficial de assento estar nos 875 mm, os dois pés chegavam ao chão com facilidade e em simultâneo. Existe ainda um kit que baixa a altura do assento em 35mm, muito útil para pessoas de estatura mais baixa. A posição de condução é bastante natural e o assento confortável, sendo suficientemente estreito na zona dos joelhos para em pé podermos melhor controlar a moto em percursos fora de estrada. As pedaleiras são em alumínio e vêm com o seu interior em borracha que pode ser facilmente retirado para se obter maior aderência em condução fora de estrada.

Conclusão

A nova Yamaha Ténéré 700 é uma moto que pelas demonstradas características está apta para tudo, uma espécie de “canivete suíço” que em qualquer situação tem sempre a opção certa para enfrentar o desafio que nos propomos realizar. Ágil e segura, tanto em estrada como fora dela, confortável e com autonomia para percorrer etapas de cerca de 350 kms, uma moto muito intuitiva na sua condução e com um motor de potência e torque comprovados em anteriores modelos mas com uma tocada suave e controlável que dispensa ajudas eletrônicas ( mesmo ). Com os melhores pneus mistos da atualidade, e com excelentes freios Brembo e suspensões ajustáveis, tanto na compressão como na extensão, a Nova Ténéré 700 tem a capacidade de enfrentar todo o tipo de situações e de nos levar até onde a vista alcançar… o limite está mesmo no horizonte.

LEIA MAIS:  J. Toledo Suzuki planeja produzir 20 mil unidades por mês nos próximos anos

Uma das suas grandes qualidades está relacionada com o fator “FUN” que a condução da Ténéré proporciona… Uma condução fácil e intuitiva, que transmite confiança e que nos leva a explorar cada vez mais os seus limites e os nossos também, permitindo evoluir sem riscos excessivos.

A Yamaha Ténéré 700 está disponível em 3 cores distintas;

Branco “Competition White”, em Azul “ Ceramic Ice” e em Negro “Power Black”.

Com um preço de 9.850 euros  na Europa a Ténéré 700 torna-se numa companheira ideal das próximas aventuras em duas rodas com uma relação preço/qualidade/desempenho difícil de bater.

Gostamos

. Suavidade e controle na entrega de potência

. Agilidade e facilidade OffRoad

. Precisão em Curva e Eficiência na Franagem

. Conforto e Autonomia

A Melhorar

. Decoração sóbria

. Apoio da ponteira do escape soldado ao quadro

. Proteção aerodinâmica não ajustável

. Largura do motor no lado direito (embreagem)

Ficha Técnica ( AQUI )

Tipo de motor = Refrigeração líquida, 4 tempos, 4 válvulas, DOHC, 2 cilindros
Cilindrada
= 689 cm3
Potência
= 72 cv às 9000 rpm
Torque 
= 68 nm às 6500 rpm
Nº de cilindros
= 2
Distribuição
= DOHC
Ciclo
= 4 tempos
Valvulas por cilindro
= 2
Alimentação
= Injeção
Refrigeração
= Líquida
Sistema de arranque
= Eléctrico
Taxa Compressão
= 11.5:1
Tipo de quadro
= Estrutura tubular em aço, berço duplo

Suspensão dianteira = Suspensão telescópica invertida
Curso dianteiro
= 210 mm
Suspensão traseira
= Braço oscilante, Tipo Link
Curso traseiro
= 200 mm

Freios dianteiros = Duplo discode 282 mm
Freios traseiros
= Disco de 245 mm

Roda Dianteira = de raios de 21”
Medida pneu dianteiro
= 90/90 R21
Roda Traseira
= de raios de 18”
Medida pneu traseiro
= 150/70 R18

Comprimento = 2365 mm
Largura
= 915 mm
Altura
= 1455 mm
Distância entre eixos
= 1590 mm
Altura do assento
= 880 mm
Distancia ao solo
= 240 mm
Capacidade do tanque 
= 16 L

Concorrência

Honda Africa Twin 1100 L         1.084 cc / 102 CV / 232Kg / 14.550 eur

KTM 790 Adventure R                  799 cc / 94 CV / 189 Kg / 15.120 eur

Triumph Tiger 900                        888 cc / 95 CV / 192 Kg / 11.700 eur

Galeria de Imagens


FONTE: MOTOSPORT