Brasileiro de Rally Baja: Bruno conquista quinto título seguido da família Varela




Um mês após bicampeonato mundial do pai, mais jovem membro do clã se torna bicampeão nacional

Bruno Varela conquistou neste domingo (10), pela segunda vez, o título do Campeonato Brasileiro de Rally Baja na categoria UTV. O piloto de 23 anos venceu o Rally Rota Sudeste, disputado na região de Lençóis Paulista, a 260 quilômetros de São Paulo. A vitória definiu o título do Campeonato Brasileiro em favor do filho mais jovem de Reinaldo Varela – que há um mês conquistou o bicampeonato mundial de Rally Cross-Country ao vencer a etapa do Marrocos, juntamente com o navegador Gustavo Gugelmin.

“Foi um momento sensacional da minha carreira que foi inspirada e incentivada pelo meu pai. Dedico a ele e também a todos na minha família mais este título. Obrigado pessoal por todo o apoio e força que vocês me dão sempre!”, comemorou o piloto da equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão, mais jovem integrante de um clã conhecido nos bastidores do off-road como “Família da Poeira” justamente pela paixão e história dos Varela nas competições.

Os irmão Varela dominam o Brasileiro de Rally Baja há cinco temporadas. Rodrigo faturou os títulos de 2015 e 2018, enquanto Bruno foi o primeiro em 2017 e 2019, com Gabriel dominando o campeonato de 2016.

A prova no interior paulista, contou com duas especiais de 126 quilômetros, ambas em meio a plantações de cana-de-açúcar e eucalipto, e foi marcada pela chuva que atingiu a região. No sábado, os competidores enfrentaram terreno molhado apenas na parte da manhã, enquanto à tarde o piso esteve mais seco. No domingo, porém, o cenário foi dos mais complicados por conta do terreno encharcado pela chuva que castigou Lençóis Paulista desde a noite anterior.

“Para mim especificamente, foi um rally muito bom. Consegui um terceiro lugar ontem e venci neste domingo, o que me deu a vitória na classificação geral e valeu o título com uma corrida de antecedência”, detalhou Bruno. “No geral a prova foi muito rápida, com um pouco de lama no primeiro dia, e uma chuva muito forte hoje – o que tornou as coisas bem mais críticas para todo mundo. O terreno estava muito escorregadio, talvez o mais inseguro que enfrentamos este ano”, seguiu o piloto da Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão.

A etapa também foi produtiva para os outros dois irmãos de Bruno. Gabriel terminou na segunda posição geral no sábado e na nona posição neste domingo. Rodrigo, por sua vez, ficou com a 14ª colocação no primeiro dia de disputas, e obteve a terceira posição no fechamento do rally. O Campeonato Brasileiro de Rally Baja terá o encerramento da temporada de 2019 entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, com a realização do Rally dos Campeões, prova marcada para a cidade de Inhaúma (MG).

LEIA MAIS:  Túlio Malta vence mais uma na Categoria Marathon e segue com folga no Sertões

Resultados do Rally Rota Sudeste:

Sábado, 09/11/2019, 13ª etapa

1º – Cristiano Batista – 1h35min40s8

2º – Gabriel Varela – 1h35min54s5

3º – Bruno Varela – 1h36min17s1

4º – Matcus Cotton – 1h36min59s4

5º – Guilherme di Mase/Tomas di Mase – 1h37min49s7

14º – Rodrigo Varela – 1h41min57s9

Domingo, 10/11/2019, 14ª etapa

1º – Bruno Varela – 1h49min06s6

2º – Maurício Rocha – 1h51min56s7

3º – Rodrigo Varela – 1h52min29s3

4º – Richard Fliter – 1h54min18s9

5º – Guilherme di Mase/Tomas di Mase – 1h54min48s8


FONTE: Assessoria de Imprensa – FOTO: Sanderson Pereira