Brasileiro de Rally: Interior de São Paulo define os finalistas ao título




Rodada dupla em Lençóis Paulista apontará quem pode ser campeão na prova final, em dezembro

É no clima de tudo ou nada que os pilotos que disputam o Campeonato Brasileiro de Rally Baja aceleram neste final de semana (9 e 10/11) na região de Lençóis Paulista, a 260 km de São Paulo. A liderança da competição na categoria UTV está nas mãos do jovem Bruno Varela, da equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão, que soma 238 pontos. No segundo lugar vem Maurício Rocha (227 pontos), seguido por Rodrigo Varela, irmão de Bruno, que contabiliza 185. Com provas sábado e domingo, correspondendo cada uma como uma etapa independente do Brasileiro, a competição valerá pelo 14º Rally Rota Sudeste, que acontece pelo terceiro ano consecutivo na região.

A prova contará também com a participação de Gabriel Varela, que completará o trio de irmãos neste final de semana. Gabriel entrará na disputa apenas como preparação para a última etapa do Brasileiro de Rally Cross-Country da categoria UTV, na qual ele ocupa a vice-liderança e também utiliza o UTV modelo Can-Am Maverick X3 da equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão.

Apenas 11 pontos separam o primeiro do segundo colocado na tabela, ainda sem considerar o descarte dos dois piores resultados, como determina o regulamento. O líder Bruno Varela aposta em mais um bom desempenho em Lençóis Paulista, onde ele conquistou a segunda de suas quatro vitórias na temporada, com a rodada dupla realizada lá no mês de julho.

“Eu me dou bem naquele tipo de piso”, lembra ele. “Tanto que, além na vitória na primeira corrida daquela rodada dupla, também consegui um oitavo lugar e somei um total de 40 pontos – uma boa média. Vai ser difícil, mas vou tentar melhorar esse meu desempenho”, avaliou o piloto da equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão.

É tudo ou nada – No terceiro lugar da tabela, Rodrigo Varela chega nesta sexta-feira a Lençóis Paulista focado em apenas um resultado: a vitória.

“Contando a rodada dupla deste final de semana, temos apenas a prova final da temporada, em dezembro. Então minha meta é recuperar o máximo de pontos possíveis aqui em Lençóis Paulista para chegar na etapa final brigando por uma colocação entre os três primeiros na tabela”, diz Rodrigo, que tem dez pontos a mais que o quarto colocado, Otávio Leite.

Com um objetivo distinto de seus irmãos, Gabriel Varela pode estragar as pretensões dos concorrentes ao título.

“Minha meta é treinar e, claro, me divertir. Disputar rally sem grandes preocupações ou pressão é uma delícia. Então, vou pra cima tentar um pódio – ou até algo mais. O que vier é lucro”, avisou Gabriel.

A primeira etapa do final de semana começa a partir das 7h40 do sábado e contará 154 quilômetros, sendo 126 quilômetros de trechos cronometrados. No domingo, a largada acontece às 8h, com os competidores percorrendo o mesmo trajeto do dia anterior.

LEIA MAIS:  Rally dos Sertões voltará ao Jalapão em 2018

Confira os dez primeiros na classificação:

1) Bruno Varela, 238 pontos;

2) Maurício Rocha, 227;

3) Rodrigo Varela, 185;

4) Otávio Leite, 175;

5) Wilker de Campos, 172;

6) André Hort, 155;

7) Denísio Casarini, 151;

8) Richard Fliter, 144;

9) Christian Klawa, 128;

10) Gabriel Cestari, 91 pontos.


FONTE: Assessoria de Imprensa – FOTO: Sanderson Pereira