Brasileiro de Baja: vitória de Bruno completa “semana campeã” da família Varela




Depois do tricampeonato mundial do pai, irmãos Bruno e Rodrigo vencem as duas etapas do Brasileiro em São Manuel

Com a vitória de Rodrigo Varela, na especial de sábado, e de seu irmão Bruno, na deste domingo (14), a família Varela completou uma semana para lá de especial durante o Rally Serra Azul, válido pela 11ª e 12ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja. Com Bruno ficando com a vitória na soma dos tempos dos dois dias, os irmãos dedicaram o final de semana ao pai, Reinaldo, que também conduziu um UTV Can-Am Maverick X3 na última quarta-feira para vencer o Rally do Marrocos e com isso conquistar o tricampeonato mundial, ao lado do navegador Gustavo Gugelmin.

“Foi uma das semanas mais legais para a nossa família, estamos todos muito felizes”, disse Bruno. “O que conseguimos aqui em São Manuel foi para homenagear o nosso pai, um batalhador e exemplo para todos nós”, completou Rodrigo.

O resultado também significou a ampliação da liderança mantida por Bruno na classificação geral. Em busca do bicampeonato, Bruno agora tem 238 pontos, contra 227 de Maurício Rocha – antes da corrida a diferença era de apenas quatro pontos. Rodrigo está em terceiro, com 185 pontos, empatado com Otávio Leite.

“Este domingo foi um dia perfeito e em termos de rally acho que foi mais exigente que ontem”, avaliou o vencedor de hoje.

Foco e riscos

“O percurso contou com trechos com piso de areia muito difícil e diversos saltos. Eu senti que poderia ser rápido do começo a final e vim pilotando com muito foco e até assumindo algum risco – que faz parte quando a gente disputa provas de rally. Felizmente minha estratégia funcionou muito bem e consegui vencer não apenas a etapa do dia, como também o Rally Serra Azul todo. Tudo perfeito”, finalizou o piloto da equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão.

Depois de vencer a etapa do sábado e, com isso, ser o primeiro a largar neste domingo, Rodrigo Varela também optou por impor um forte ritmo na prova, tanto que faltando apenas 20 quilômetros para o final liderava a corrida e tinha tudo para ficar com a vitória na classificação geral dos dois dias de competição. Mas em um trecho bastante acidentado, seu UTV caiu em um buraco, o que acabou danificando a suspensão.

“Foi uma pena, por que o nosso carro é super resistente e esse tipo de coisa nunca acontece, mas acho que a batida foi violenta demais e de mal jeito, de forma que não tive outra opção a não ser abandonar a corrida, mesmo na liderança”, explicou o piloto da equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão.

A próxima rodada dupla do Campeonato Brasileiro de Rally Baja valerá pela 13ª e 14ª etapas da temporada e será realizada nos dias 9 e 10 de novembro, em Lençóis Paulista (SP), compondo o Rally Rota Sudeste. Confira os cinco melhores dos dois dias em São Manuel, e também a classificação final do rally:

LEIA MAIS:  Rali Dakar 2023, os campeões estão de volta

11ª etapa, sábado:
1) Rodrigo Varela, Can-Am Maverick X3, 01h26m27s
2) Richard Fliter, Can-Am Maverick X3, 01h27m21s
3) Bruno Varela, Can-Am Maverick X3, 01h27m41s
4) Maurício Rocha, Can-Am Maverick X3, 01h27m54s
5) Otávio Leite, Can-Am Maverick X3, 01h27m57s

12ª etapa, domingo
1) Bruno Varela, Can-Am Maverick X3, 01h24m36s
2) Otávio Leite, Can-Am Maverick X3, 01h26m15s
3) Maurício Rocha, Can-Am Maverick X3, 01h26m52s
4) André Hort, Can-Am Maverick X3, 01h26m52s
5) Marcus Cotton, Can-Am Maverick X3, 01h26m54s

Cinco melhores no Rally Serra Azul (soma dos dois dias):
1) Bruno Varela, Can-Am Maverick X3, 2h52m18s
2) Otávio Leite, Can-Am Maverick X3, 2h54m13s
3) Maurício Rocha, Can-Am Maverick X3, 2h54m46s
4) André Hort, Can-Am Maverick X3, 2h55m41s
5) Richard Fliter, Can-Am Maverick X3, 2h55m43s

Mais informações em:
www.facebook.com/varelarallyteam
Instagram: @varela_rally_team


FONTE: BEST PR – FOTO: Victor Eleutério/Fotop