VÍDEO: Jonathan Rea é pentacampeão no Mundial de Superbike




A primeira corrida da 11ª etapa do Campeonato Mundial de Superbike, realizada no sábado (28/09), foi uma das mais emocionantes da temporada, contando com cinco líderes em fases diferentes da prova, isso antes da queda de Michael van der Mark (#60), da Pata Yamaha, a 3 voltas do fim.

A vitória parecia nas mãos de Jonathan Rea (#1), da Kawasaki Racing, mas na volta final o turco Toprak Razgatlioglu (#54), da Turkish Puccetti Racing, de apenas 22 anos, tomou a liderança. Uma final incrível! Pois Razgatlioglu largou em 16º no grid.

O turco fez uma última volta sensacional e encostou no tetracampeão no último setor. Na freada da curva 15 ele se jogou por dentro e Rea, para evitar um acidente, não resistiu, dando a Toprak sua primeira vitória na carreira na 800ª do WSBK. Foi também a primeira vitória turca na competição.


Disputa dura também pelo último degrau do pódio, que ficou com Sykes, após bater o francês Loris Baz na última volta. Foi o quarto pódio da BMW na temporada. Bautista fechou em quinto vendo seu sonho de campeonato se dissipar em fumaça.

Corrida 1 – 11ª Etapa WSBK 2019

Magny-Cours – França (28/09) – Top 15

Já na segunda corrida, realizada no domingo (29/09), sagrou Jonathan Rea como Pentacampeão na competição de motos fabricadas em série mais importante do planeta. Partindo da pole position pela primeira vez no WorldSBK, Toprak Razgatlioglu não conseguiu o mesmo bom início que o levou à primeira vitória. Rea entrou na curva 1 para pegar a liderança, mas não ficou à frente por muito tempo, já que Michael van der Mark usou todo seu talento para assumir a ponta.

LEIA MAIS:  Eric Granado vai a Holanda para a terceira etapa do Mundial de Superbike 2023

O momento decisivo no Campeonato Mundial de Superbike de 2019 veio na segunda volta, quando Razgatlioglu perdeu a traseira de sua Kawasaki na saída da curva 13. Enquanto o piloto turco lutava para controlar a derrapagem, Álvaro Bautista se mostrou impotente para evitar o acidente. Os dois pilotos foram “eliminados” no local. Com as palavras “BAUTISTA OUT” exibidas na placa de sua equipe, Rea agora sabia que uma vitória na corrida lhe daria mais um título.

Michael van der Mark estava empenhado em garantir que Rea não vencesse a corrida, mas Rea montou outro ataque ao líder. O britânico (Galês) aproximou na chicane de Nurbürgring, dando o passo na volta 13. Apesar de um valente esforço de van der Mark, a vantagem aumentou para mais de um segundo, permitindo que Rea encerrasse as voltas finais e reivindicasse sua 12ª vitória em 2019.

Esta foi a mais doce de todas. Dos 61 pontos atrás, Rea agora possui uma vantagem incontestável de 129 pontos e um lugar nos livros de história como o primeiro tricampeão consecutivo do Mundial do WorldSBK.

Corrida 2 – 11ª Etapa WSBK 2019

Magny-Cours – França (29/09) – Top 15

 

Classificação Geral do WSBK 2019 – Top 15:

A próxima etapa do Campeonato Mundial de Superbike acontece nos dias 12 e 13 de outubro, em San Juan Villicum, na Argentina.


FONTE: MCB