Paulo Alberto faz dobradinha no português de supercross




O piloto da Yamaha aguentou de forma exemplar a pressão exercida por Sandro Peixe em Arões e levou novamente o título na categoria SX Elite. Hugo Basaúla sofreu para terminar a bateria da SX1 e não conseguiu alinhar nas duas Finais da classe principal.

Na primeira Final, o n.º 373 saltou para a liderança logo no início e tentou fugir de Paulo Alberto. No entanto, à semelhança do que já tinha acontecido na corrida da SX1, o piloto de Leiria conseguiu ultrapassar Peixe na quarta volta. O n.º 211 controlou a distância para o seu principal adversário durante toda a corrida e, apesar de ter perdido algum tempo nas últimas voltas, venceu com 1,6 segundos de vantagem.

Diogo Graça e Adam Chatfield andaram envolvidos na luta pelo 3º lugar. Os dois trocaram de posição várias vezes – e chegaram mesmo a cair – mas, a duas voltas do fim, o “Bullman” desferiu um ataque decisivo sobre o britânico e ficou com o degrau mais baixo do pódio. Renato Silva rodou quase sempre em 5º deixando Ricardo Freire, Pedro Carvalho e Luís Outeiro a disputar o 6º posto.

Adam Chatfield foi 3º durante quase toda a corrida mas, a cinco voltas do fim, não conseguiu manter atrás de si um Diogo Graça que vinha a recuperar de uma péssima largada – o “Bullman” era apenas 7º na passagem inicial pela linha de meta. Na luta pela 5ª posição, desta vez foi Ricardo Freire que levou a melhor sobre Renato Silva. Luís Outeiro ultrapassou Pedro Carvalho a duas voltas do fim e finalizou na 7ª posição.

Na segunda Final, Sandro Peixe foi o autor do “holeshot” e parecia determinado em conseguir a sua primeira vitória de 2019. Desta vez, o piloto da Suzuki aguentou Paulo Alberto atrás de si durante sete voltas mas, à oitava passagem, o “Jikler” conseguiu superar o piloto da Gloria do Ribatejo. A distância entre os dois foi crescendo volta após volta chegando em 4,8 segundos na bandeirada final.

LEIA MAIS:  Vai começar a Super Final do Arena Cross 2022

Na classificação geral de Arões, Paulo Alberto (1.º/1.º) obteve a sua terceira vitória consecutiva na frente de Sandro Peixe (2.º/2.º) e Diogo Graça (3.º/3.º).

O Campeonato Português de SX termina no dia 17 de Agosto em Lustosa – com Paulo Alberto a competir no Brasil e Hugo Basaúla fora do campeonato, o título de Elite vai disputar-se entre Sandro Peixe é Diogo Graça.


FONTE: MOTOSPORT – Foto: Luís Duarte/FMP