Rinaldi patrocina edição histórica do Ibitipoca Off-Road




Prova celebra neste ano sua 30a edição e acontece neste próximo final de semana.

No próximo final de semana (3 e 4 de agosto) o off-road nacional vai comemorar uma marca histórica. É que nesta ocasião será realizada a 30a edição do Ibitipoca Off-Road e para demonstrar o seu apoio a este feito, a Rinaldi será uma das patrocinadoras oficiais do evento.A primeira edição da prova foi realizada em 1990 e desde então, nunca deixou de acontecer, sempre reunindo pilotos de carros e motos para uma disputa de enduro-rally de regularidade.

O nome da prova vem do distrito de Conceição de Ibitipoca, um simpático e bucólico vilarejo que pertence ao município de Lima Duarte. Este é o local escolhido pela organização para ser a cidade-dormitório da competição; é lá que se encerra o primeiro dia de disputas e onde os pilotos pernoitam, depois de largarem de Juiz de Fora, na região da Zona da Mata mineira.

O Ibitipoca Off-Road nasceu a partir da iniciativa de Manoel Resende, que na época tinha uma concessionária de motos, e que viu na realização de uma prova, uma maneira de incentivar suas vendas.

“Junto com um amigo, decidimos criar um desafio, uma prova de dois dias. Na época, Conceição de Ibitipoca tinha uma estrutura hoteleira muito precária, mas mantivemos nossa ideia e sempre fazendo tudo com muito amor e carinho, fomos repetindo a experiência ano após ano. Mesmo com todas as dificuldades, nunca deixamos de realizar uma edição e hoje costumo brincar que fomos atraindo uma legião de seguidores”, explica Manoel Resende, que junto com o filho Thiago Resende, permanece à frente da organização.

A Rinaldi sente-se orgulhosa de fazer parte de uma edição tão especial para o Ibitipoca Off-Road. Para nós, apoiar esta prova é uma excelente forma de promover a sinergia da marca com o mercado e de estar perto de uma parcela importante dos nossos consumidores. Este é um segmento muito relevante dentro de nosso modelo de negócio e ajudar na concretização desta edição de 30 anos da prova é uma maneira de reforçarmos o nosso compromisso com o esporte e de colaborarmos com o seu fortalecimento.

LEIA MAIS:  Guilherme Cascaes vence o Cerapió 2024 e larga na frente na disputa do Brasileiro de Regularidade

Para esta edição histórica, a organização do Ibitipoca Off-Road preparou algumas novidades. A primeira delas é em relação ao roteiro da prova, que segundo Thiago Resende, será um dos mais desafiadores já elaborados. Mas ele garante que para que todos divirtam-se e completem a prova, as categorias menos graduadas terão roteiros específicos que oferecerão níveis de dificuldade menores.

Outra novidade foi a criação das categorias Brasil e a Over 60, para pilotos com mais de 60 anos de idade.

“Esta categoria atraiu pilotos que participaram das primeiras edições da prova; alguns até mesmo já estavam afastados do esporte, mas resolveram voltar para fazer parte da festa”, revela Manoel.

E por fim, a organização do Ibitipoca Off-Road vai promover duas ações ambientais na prova. A primeira é o plantio de mudas nativas na área degradada do Parque da Lajinha, que fica na cidade de Juiz de Fora. A outra, firmada com uma empresa privada, é incentivar pilotos e navegadores a levarem lixo eletrônico para ser descartado corretamente. Quem fizer isso, vai concorrer a kits da prova.

“Precisamos conscientizar as pessoas quanto à nossa responsabilidade ambiental e esta foi uma excelente oportunidade de fazermos isso”, explica Manoel.

Para esta edição histórica, um novo recorde de inscritos foi batido: são 561 pilotos de motos e 60 de carro, além de 35 que ficaram na lista de espera, aguardando alguma desistência de última hora.

A Rinaldi estará presente na prova como patrocinadora oficial e através de seu distribuidor Moto Point, de Lavras (MG), vai oferecer nossa gama de pneus off-road com descontos especiais, com troca gratuita de pneus e câmaras. Esta ação vai acontecer tanto na véspera da prova, quanto em Conceição de Ibitipoca, onde a prova irá pernoitar.

LEIA MAIS:  Bárbara Neves vence segundo dia do Enduro da Independência 2022 pela classe Feminina

No primeiro dia (3) os pilotos partem da faculdade Suprema, em Juiz de Fora, em direção a Lima Duarte e depois, Conceição de Ibitipoca, tendo pela frente cerca de 254 km de trilhas (categorias Máster e Sênior). No domingo, eles retornam a Juiz de Fora percorrendo mais 245 km. O primeiro piloto partirá às 7h do sábado e no domingo, o retorno está previsto para acontecer a partir das 15h, quando então, está prevista uma grande festa de encerramento e para assistir a entrada é gratuita.


Sobre a Rinaldi – iniciou as atividades em 1969 com 60 colaboradores e 15 mil m² de área fabril para produção de materiais de recauchutagem em Bento Gonçalves (RS). A empresa ampliou a produção com as câmaras de ar para as linhas automotiva, transporte e industrial na década de 80, além de introduzir a fabricação de pneus e câmaras de ar para as linhas de motocicletas, agrícola, industrial (não-motorizada) e charretes. 

A busca pela excelência refletiu em credibilidade no mercado e fortes parcerias. Muito mais que em espaço físico, com área fabril de 35 mil m², a Rinaldi cresceu na geração de empregos diretos, atualmente com 700 colaboradores, e conquistou reconhecimento no mercado. 

A fábrica conta com a Certificação da Gestão de Qualidade ISO 9001:2015 e com o aval do INMETRO nos seus produtos da linha de motocicletas. Na área ambiental, a empresa possui o Certificado de Destruição Térmica, por destinar 100% dos seus resíduos sólidos a uma cimenteira para geração de energia. Acesse o site da Rinaldi no link abaixo para conhecer mais sobre seus produtos e ações.


FONTE: BLACK PEPPER MÍDIA – FOTO: Ângelo Savastano/Savastano Photo Sport