Muitos irão questionar por qual dos dois modelos fará mais sentido optar, mas para sermos lógicos e sintéticos a decisão deverá depender sobretudo do regime de utilização que lhes pretendam dar. Depois da experiência que acabámos de ter na Catalunha com os dois modelos, ficou bastante clara a diferença entre ambas, quer do ponto de vista de componentes, quer do ponto de vista de comportamento.
Embora sejam praticamente idênticas em termos de ciclística, diferem obviamente em componentes fundamentais que definem o âmbito e o potencial da sua utilização como por exemplo as suspensões. O motor é totalmente idêntico nos dois modelos, com a mesma potência de 94hp e o mesmo torque (que difere ligeiramente no motor da 790 Duke menos 10 cv e torque mais adaptada ao offroad).
Partilham ambas a mesma dimensão de rodas, com 21” na dianteira, o mesmo câmbio embora a versão R traga a opção Quick Shifter Plus, e idênticas no tanque, no painel de informação, nos freios, no belíssimo braço oscilante, na transmissão e na maioria da eletrônica.
As diferenças têm a ver exatamente com o posicionamento dos dois modelos sendo que a versão standard, mais baixa e mais dentro de um estilo “Trail” está mais vocacionada para uma utilização diária e mais estradista enquanto que a versão R mais alta, e num estilo mais Enduro Adventure, vem dotada de maior capacidade OffRoad.
Basicamente e de forma resumida as diferenças são as seguintes:
Suspensões – A versão standard monta suspensões dianteiras de 43mm WP não ajustáveis enquanto que a versão R tem suspensões totalmente ajustáveis de 48mm, com mais 100mm de curso à frente e atrás do que a versão standard.
Paralamas frontal – Na versão normal da 790 Adventure o paralamas é junto à roda e na versão R é elevado tipo moto de Enduro/ Rally
Vidro dianteiro / Párabrisas – Na versão normal o párabrisas é mais alto e ajustável em duas posições sendo necessário ferramenta. Na versã R o párabrisas é mais baixo, do tipo offroad mas também ligeiramente ajustável.
Assento – O assento da Adventure normal é constituído por dois elementos sendo o posterior do pendura ligeiramente mais alto. Na versão R o assento é corrido tipo moto de todo-o-terreno e de uma peça só. As alturas ao solo diferem substancialmente sendo que na primeira é ajustável entre os 830 e os 850mm e na versão R chega aos 880mm e não é ajustável.
Modo Rally – A versão R vem com o modo Rally de série que permirte controlar a partir do punho esquerdo e a rodar o controle de tração em 9 níveis diferentes, função muito fácil de gerir em andamento e que facilita a obtenção da tração ótima em função dos vários tipos de terreno onde vamos circulando fora de estrada. Na versão standard este modo é uma opção.
Cores – enquanto que na versão standard existem em opção duas cores, a laranja e a branca, na versão R existe apenas uma cor em laranja/preto/branco.
Em conclusão, a versão standard da KTM 790 Adventure será aquela com maior vocação para uma utilização com maior percentagem de estrada, inclusivamente mais indicada para quem a utilize no seu dia a dia, digamos que a poderíamos classificar como uma Adventure Trail e a versão R aquela que está mais dotada para uma utilização OffRoad, uma Adventure Enduro, razão pela qual a decisão dependerá muito da análise pessoal de cada um e claro da sua sensibilidade estética também.