Confira as característica das cidades sede da temporada 2019 do Enduro Fim




Com previsão para iniciar a temporada em março, o Campeonato Brasileiro de Enduro FIM terá categorias para crianças (Kids) além de mais doze, que são  E1, E2, E3, EJúnior, E4-Pro, E4 230, Over35, Over40, Over45 Over50, e EAmador e EFeminina. A temporada 2019 vai até setembro e já conta com seis cidades defenidas para receber as etapas. Confira quais as características de cada uma delas:

1ª etapa – 15, 16 e 17 de Março em Itapema (SC)

Famoso balneário do maravilhoso litoral catarinense, às margens da Rodovia BR 101, foi considerada a melhor etapa do Campeonato estadual 2018, o que credenciou a cidade para realizar uma etapa do Nacional. A etapa terá o apoio da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), do experiente piloto Felipe Legarrea e o Agenor “Neguinho”, que juntos com a turma do Itapema Off-Road prometem uma prova de alto nível técnico. A base do evento será na sede do Clube, que oferece uma pista de MX de alto nível que será estendida a um percurso de enduro. O local tem toda a infraestrutura para receber a competição. Novidades como um inédito Super Prime na sexta-feira à noite, será viabilizado pela primeira vez no Brasil.

2ª etapa – 06 e 07 de Abril – Nova Brescia (RS) 

A etapa terá como cenário as belas paisagens da região no coração da Serra Gaúcha. A cidade conhecida como “Capital de Mentira e do Churrasqueiro”,  está localizada no Estado do Rio Grande do Sul, região de muita tradição no esporte e conta com o apoio da AGPE, a organização dos Mentirosos Motoclube. A cidade famosa pelo tradicional “Campeonato de Mentiras”, já demonstrou muito potencial e competência na realização em 2014, quando sediou uma etapa do Brasileiro de Enduro executando uma prova impecável, e isto é verdade verdadeira! Em 2018 o paddock será na praça da matriz, no centro da cidade, que certamente oferecerá toda estrutura e apoio para a prova.

LEIA MAIS:  SPORTV exibe programa da 5ª etapa do Brasileiro de Motocross nesta quarta

3ª etapa – 25 e 26 de Maio A DEFINIR – Ainda não foi definida, pois esta aguardando a vistoria do diretor ou de algum comissário capacitado,. Atualmente três cidades estão na disputa. A Comissão de Enduro terá muito cuidado na escolha, garantindo o padrão técnico necessário para a realização da prova. Em breve será definido e divulgado qual foi a cidade selecionada. A etapa será realizada em conjunto com o projeto “Enduro para Todos”, que busca proporcionar aos pilotos com menos experiência participar de uma competição de alto nível.

4ª etapa – 08 e 09 de junho em Aracruz (ES)

O evento de Aracruz já é consolidado pelo sétimo ano consecutivo como a principal prova do Campeonato Capixaba de Enduro FIM. Aloísio Sfalsim “Telão” e o Trail Clube Tribo da Trilha têm feito um excelente trabalho. A prova envolve toda a região com especiais montadas praticamente dentro da cidade, as quais atraem grande público. Outra característica da etapa é o paddock muito bem estruturado para pilotos e equipes.

5ª etapa – 29 e 30 de Junho – Marzagão (GO)

Foi a boa surpresa de 2018, com o retorno do estado de Goiás na modalidade, já tradicional em sediar etapas de campeonatos nacionais de outras modalidades. A realização da etapa em Marzagão é resultado de uma força tarefa do prefeito, Sr. Claudinei Rabelo, o presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Luizinho e ainda o Secretário de Esportes e Lazer, Sr. Alexandre Gonzaga que ajudaram a realizar uma prova impecável. Segundo Roberto Boetcher, presidente da Federação Goiana “é bom ver o estado trilhando novamente o caminho das competições nacionais. Goiás vem sediando etapas do Brasileiro de Motocross, Cross Country, Motovelocidade e Velocross, agora também se firmando no Brasileiro de Enduro FIM, isto demonstra a força do motociclismo aqui”.

LEIA MAIS:  POLÊMICA: FIM impede a elétrica Stark Future de competir no mundial de Super Enduro

6ª etapa – 27 e 28 de Julho – Paraopeba (MG)

Estreou no Campeonato em 2017, com uma prova inesquecível! Trilhas fantásticas, especiais bem montadas nas belas paisagens também mencionadas por Guimarães Rosa no livro Grande Sertões Veredas. A base da prova será no Parque de Exposições da cidade e oferece instalações adequadas para receber a caravana do Enduro, inclusive duas especiais da prova, garantindo visibilidade e público.  Daniel Mascarenhas está a frente da prova junto com a Prefeitura Municipal que está empenhada na realização do 1º Paraopeba Motocar.

7ª etapa – 14 e 15 de Setembro – Patrocínio (MG)

Palco mais tradicional do Brasileiro de Enduro, desde 2004, a cidade está situada no Triângulo Mineiro e tem como característica muitas trilhas e pedras, o que exige muita habilidade, técnica e preparo físico dos pilotos. Para a final do campeonato serão montados dois tipos de percurso nos deslocamentos, totalmente inéditos: um para as categorias profissionais e outro para as demais classes, com tempos mais flexíveis. O Motoclube do Cerrado (comandado por Maurício Brandão e Andre “Urso”) estará à frente dos trabalhos mais uma vez e prometem garantir a excelência nas trilhas e uma equipe experiente na execução da etapa. As disputas ainda serão válidas pelo Campeonato Mineiro e pela Copa Cerrado da modalidade. Nesta prova, por definição do regulamento não pode ser descartada, e também haverá a premiação aos campeões da temporada 2019.


FONTE: CBM