A Ducati Panigale V4 R de 2019 é versão super esportiva da marca italiana produzida específicamente para a competição e que serve de base para o Mundial de Superbikes. Com um motor Desmosedici baseado no de MotoGP, a Panigale V4 R é semelhante às Ducati Panigale V4 e V4 S versões de estrada que contam com os motores de 1103cc contra os 998cc da versão R.
A Ducati Panigale V4 R de 2019 tem um motor Desmosedici Stradale limitado aos 1000cc para poder competir no Mundial de SBK, o qual foi totalmente preparado pera ter um desempenho extremo em circuito. Com esse objectivo exclusivo de uso em competição a V4 R tem componentes mais leves relativamente às V4 normais, reduzindo o peso do motor em 2 Kg. Para conseguir maior rendimento e uma subida de rotações mais instantânea foi trabalhada também a admissão de ar, conseguindo assim fazer com que o motor da V4 R atinja os 221 cv às 15.250 rpm, mais 2.250 rpm que o motor da V4 normal.
Uma das atualizações que a Ducati realizou na versão 2019 da Panigale V4 R foi na embreagem que agora é seca. Uma alteração que foi realizada posteriormente na moto e que virá de série nas motos para poderem competir no campeonato do Mundo de SBK.
A embreagem a seco foi desenvolvida pela empresa STM Italy e está composto por 9 discos de 48 dentes e outros 9 discos induzidos de 138mm de diâmetro realidade que se traduz numa maior função anti-bloqueio nas desacelerações mais violentas em competição.
Para tornar a V4 R ainda mais radical existe disponível um kit de escapes de competição desenvolvido pela Akrapovic que faz com que a V4 R atinja os 234cv de potência máxima às 15.500 rpm.
A Ducati Corse, departamente de competição da marca italiana, trabalhou a fundo em todos os detalhes, sobretudo na ciclística e do motor da V4 R, para a tornar na moto mais potente e competitiva alguma vez construída pela Ducati.
Na aerodinâmica e design foi realizado um estudo profundo para dotar a V4 R de um desempenho e uma estabilidade superior em situações extremas. Na carenagem podemos ver que estão montados ailerons do tipo dos que foram desenvolvidos para as suas motos da MotoGP, fabricados em fibra de carbono e que contribuem, juntamente com a sofisticada eletrônica da V4 R , para a sua estabilidade dinâmica.
A eletrônica da V4 R é da mais sofisticado que existe e inclui:
. BS Cornering Bosch EVO
. Ducati Riding Mode (RM)
. Ducati Traction Control EVO (DTC EVO)
. Ducati Slide Control (DSC)
. Ducati Wheelie Control EVO (DWC EVO)
. Ducati Power Launch (DPL)
. Ducati Quick Shift up/down EVO (DQS EVO)
. Engine Brake Control EVO (EBC EVO)
. Pit Limiter (PIT)
. Ducati Lap Timer GPS (DLT GPS)
. Ducati Dat Analyser + GPS (DDA+ GPS
A Ducati Panigale V4 R de 2019 conta ainda suspensões dianteiras Ohlins de 43mm modelo NPX, amortecedor traseiro Ohlins TTX36 montado no monobraço, rodas de 3 braços 3.50×17” à frente e 6.00×17” atrás, pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP, nas medidas 120/70-17 à frente e 200/60-17 atrás, freios dianteiros de duplo disco de 330mm semi-flutuantes, com pinças monobloco radiais da Brembo modelo Stylema de 4 pistões, e atrás disco único de 245mm com pinça de 2 pistões e cornering ABS da Bosch EVO.
A Ducati Panigale V4 R pesa apenas 172Kg e o assento tem uma altura de 830mm. O tanque tem a cacapcidade de 16 litros de combustível e os consumos de fábrica são de 7,3 l/100 Km. O preço não está ainda definido mas rodará certamente na casa dos 40.000 euros.
Galeria de Imagens
FONTE: MOTO+