Johann Zarco herdou a pole position do GP da Malásia após Marc Márquez ter sido penalizado por bloquear Andrea Iannone e cair para sétimo do grid
Marc Márquez, que selou o título da MotoGP em Motegi, foi mais de meio segundo mais rápido no classificatório para o GP da Malásia e cravou sua 80ª pole da carreira. No entanto, nos minutos finais da classificação, Márquez bloqueou Andrea Iannone na curva 9, comprometendo a volta do italiano.
“Eu estava saindo do box e apenas deixei [Andrea] Dovizioso passar, então quando eu estava no hairpin olhei para trás e vi apenas uma Suzuki, que era [Alex] Rins, mas como Iannone devia estar no do outro lado, não o vi”, explicou Márquez.
“É claro que eu talvez o tenha atrapalhado, se serei penalizado ou não, não sei, a direção da corrida vai decidir, mas você sabe que eu tentei evitar [atrapalhar qualquer um], isso é só o que posso dizer, não vi.”
“Não importa, eu fiz a volta mais rápida, isso é o mais importante para mim.”
Márquez já havia sido penalizado por bloquear um rival no início da temporada, quando atrapalhou Maverick Viñales no classificatório do GP dos Estados Unidos e foi rebaixado do primeiro para o quarto lugar do grid, antes de vencer corrida de qualquer maneira.
Como é reincidente, desta vez recebeu uma penalidade de seis posições no grid e vai largar em sétimo.
Zarco, Valentino Rossi e Andrea Iannone vão alinhar na primeira fila do grid, com Andrea Dovizioso, Jack Miller e Danilo Petrucci na segunda fila.
FONTE: MOTORSPORT