Para a próxima temporada do Mundial de Motovelocidade, a Michelin, única fornecedora de pneus para a categoria MotoGP, vai introduzir uma nova tecnologia em seus produtos. Trata-se da “escolha de pneus automática por meio de programação eletrônica sem fio (wireless)”, que será implantada especificamente para interagir com a central unificada (ECU) de cada motocicleta, enviando as informações para o mapa de cronometragem do circuito, disponível para pilotos, equipes e imprensa, inclusive facilitando o entendimento “dessas escolhas” para público que acompanha o campeonato, tanto pela TV quanto in loco.
Além da nova tecnologia, outra modificação atende a um pedido de pilotos e equipes: Agora, os dois concorrentes promovidos da primeira sessão classificatória Q1 (repescagem) para o Q2, que definie as doze primeiras posições no grid, terão direito de escolha de mais um pneu traseiro macio.
Para finalizar, a terceira mudança elimina da competição os pneus intermediários e disponibiliza mais um pneu traseiro, agora serão seis traseiros e cinco dianteiros. Com isso, o Diretor de Prova poderá, a seu critério, autorizar mais um pneu traseiro e um dianteiro de chuva, em caso de treinos livres e classificatórios realizados sob condições de chuva.
FONTE: MCB