Revelada a nova Yamaha YZF-R125 para 2019, uma moto nova e totalmente revista, que segundo diz a montadora, foi o modelo que maior desenvolvimento sofreu na marca japonesa.
O seu novo motor de 4 válvulas foi totalmente redesenhado para conseguir alcançar um torque superior. A Yamaha adotou neste seu novo motor 125 um sistema de variação da abertura das válvulas, sistema que permite regular a abertura das válvulas em função da rotação do motor conseguindo uma maior resposta a baixa rotação e uma subida de giro muito mais rápida, tudo com enorme suavidade e proporcionando uma sensação de controle absoluto.
O motor conta agora com 4 válvulas, 2 de admissão e duas de escape, e uma câmara de combustão menor que o anterior, conseguindo aumentar a eficiência da combustão dos gases no seu interior. A embreagem agora conta com um sistema deslisante e molas que transmitem um acionamento mais suave.
O sistema de injeção eletrônica foi totalmente revisto e conta um corpo de injeção maior. A refrigeração foi revista e permite agora baixar a temperatura do motor sobretudo nos regimes mais altos, isto apesar de o radiador ser de menor.
A nível de ciclística a Yamaha continua com o tradicional chassis Deltabox mas com uma nova geometria. O braço oscilante traseiro foi também redesenhado e é também mais leve.
Esteticamente a nova R125 evoluiu substancialmente e as suas linhas parecem totalmente inspiradas nas da R1. Na dianteira exibe dois faróis de LED e na traseira um farol com 12 pequenos LEDs. O desenho da carenagem assemelha-se mais do que nunca aos da R6 e da R1.
A posição mais horizontal consegue maior controle numa pilotagem esportiva e em simultâneo ser mais cômoda a sua utilização no dia a dia.
Também se optou por usar um pneu mais mais largo atrás, um 140, para garantir uma maior aderência tendo em conta o maior desempenho do conjunto e melhorou-se também a frenagem. As novas cores 2019 da YZF-R125 serão Yamaha Blue, Tech Black e Competition White ( azul Yamaha , preto e branco )
Será que algum dia chega ao Brasil?