VÍDEO: Alpinestars Tech-Air chega ao Brasil




Equipamento de segurança apresenta preço “salgado” e não deve empolgar consumidores.

Lançado esta semana no Brasil, e disponível a partir de junho, o Alpinestars Tech-Air é o primeiro sistema de airbag integrado que é completamente independente da motocicleta. Nele, há vários sensores eletrônicos incorporados ao colete e algoritmos capazes de detectar situações de perda de controle com alta precisão, inflando instantaneamente o airbag e oferecendo proteção abrangente para todo o torso (costas, ombros, clavículas, peitoral, abdômen superior e rins) antes mesmo do primeiro impacto em uma colisão.

Até aí tudo bem, uma vez que nossa integridade física não tem preço, porém o valor de R$ 5.700,00 para uma jaqueta com o equipamento não deve empolgar os consumidores, pois o preço é “salgado” para padrões brasileiros, talvez acessível apenas aos pilotos de MotoGP, que ganham milhares de euros em salários e patrocínios.

Para justificar esse valor, o Alpinestars Tech-Air possui uma Unidade de Controle (ACU) selada e resistente à água, enquanto os componentes são certificados para funcionar em temperaturas entre -10⁰C e 50⁰C. O sistema utiliza bateria de íons de lítio integrada e certificada, com uma autonomia de 25 horas de duração, recarregável através de entrada Micro USB. O visor de LED, localizado na manga do equipamento, indica se o sistema está ativo e se o nível de carga da bateria está operativo.

  • Versão Race – O colete possui dois cartuchos de argônio que são disparados separadamente, utilizando apenas uma de suas duas cargas. Assim que recebe o comando da unidade de controle (ACU), o airbag infla totalmente e volta à sua forma inicial em apenas 60 segundos, possibilitando que o piloto continue a corrida mesmo após o primeiro disparo, sem a necessidade de recarregar o sistema. O tempo entre a detecção do acidente e o preenchimento total da bolsa de ar é de 45 milésimos de segundos. Além disso, com uma simples atualização do firmware, o sistema Race pode ser configurado para uso Street, oferecendo máxima versatilidade. O Tech-Air Race é um colete compatível com macacão GP Pro, jaqueta T-Missile, entre outros produtos que serão lançados posteriormente.
LEIA MAIS:  Michelin compra a Levorin

 

  • Versão Street – O colete possui dois cartuchos de argônio que são disparados simultaneamentequando comandados pela unidade de controle (ACU), fazendo com que o airbag infle uma única vez, proporcionando proteção abrangente para a parte superior do corpo que está mais exposta em um acidente. Também oferece proteção enquanto a moto está parada, caso o piloto seja atingido por outro veículo em um semáforo, por exemplo. O tempo entre a detecção do acidente e o preenchimento total da bolsa de ar é de 25 milésimos de segundos. O Tech-Air Street foi projetado para ser usado em conjunto com a jaqueta Yaguara, entre outros produtos que serão lançados posteriormente.

FONTE: MCB