Pablo Quintanilla vence o Abu Dhabi Desert Challenge




Chegou ao fim o Abu Dhabi Desert Challenge, prova que inaugurou a temporada de 2018 do Mundial de Cross Country e Rally. Após cinco etapas marcadas por muita areia e temperaturas altas, a vitória ficou nas mãos do vencedor do título mundial nos últimos dois anos, Pablo Quintanilla.

Nem mesmo o problema técnico na terceira etapa e o fato de hoje ter largado na frente travaram o chileno que venceu duas das cinco etapas disputadas. Hoje apenas precisou de terminar em quinto para garantir o título, ainda mais depois de um Dakar que ficou marcado por muitos problemas em sua Husqvarna. Esta foi a primeira vez na sua carreira que Quintanilla venceu o evento realizado nos Emirados Árabes Unidos e numa corrida onde era o único piloto oficial da Husqvarna, no Rali de Merzouga terá a companhia do norte-americano Andrew Short, que também esteve no Dakar de 2018.

No segundo lugar ficou Sam Sunderland. O piloto britânico que correu no local onde mora, ficou a 2m11s do líder. A queda no dia de ontem, quando era líder da corrida, foi fatal para o piloto da KTM. Esta foi também a corrida que marcou o regresso de Sunderland as competições, depois de ter abandonado o Dakar lesionado.

O pódio ficou completo com o melhor representante da Honda, Kevin Benavides. O argentino realizou uma prova consistente, mas nunca pareceu ter ritmo para superar a armada da KTM e a Husqvarna de Pablo Quintanilla. Mesmo assim Benavides segurou uma posição no pódio frente a Matthias Walkner, que foi o vencedor da etapa de hoje, que ficou marcada por uma largada em grupo.

O top cinco ficou completo com Paulo Gonçalves. Regressado à competição após ter ficado de fora do Dakar por lesão. Tirando a queda sofrida na etapa de terça-feira, Gonçalves fez uma corrida segura. Hoje foi sexto na etapa, sendo que a sua melhor classificação foi o terceiro lugar obtido ontem.

LEIA MAIS:  Brasileiros Rodrigo Luppi/Maykel Justo começam o Rally Dakar neste sábado (1º), em Jeddah

Destaque ainda para Toby Price que foi sétimo. O piloto australiano esteve longe das primeiras posições devido a uma queda logo na segunda etapa. José Ignacio Cornejo que realizou a sua primeira corrida depois assinar contrato com a Honda Racing Corporation. Lembrando que a Honda não venceu, mas colocou cinco motos nas nove primeiras posições.

A próxima grande prova internacional será o marroquino Rali de Merzouga, entre 15 e 20 de abril, sendo que a próxima etapad do Mundial é o Sealine Cross Country Rally, no Qatar entre os dias 17 e 22 de abril.

Classificações provisórias: